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InícioAlexandre UbillaAtitude, Motivação e Comprometimento!

Atitude, Motivação e Comprometimento!

O desempenho organizacional é o resultado de vários fatores, tais como: estratégia, tecnologia, talento humano e cultura organizacional. 

 

A motivação deve fazer parte integrante da estratégia organizacional, e é fundamental que os colaboradores sejam continuamente motivados e estimulados a crescer enquanto profissionais, a executarem as tarefas inerentes às funções com eficácia, fazendo com que se sintam realizados no exercício das suas funções.

Para tal, as organizações devem adequar os processos de coaching e promover uma liderança eficaz que seja determinante no processo motivacional. O processo motivacional pode ser explicado pela:

1        Identificação de necessidade que provocam tensão e desconforto na pessoa;

2        A pessoa procura satisfazer as necessidades, surgindo um comportamento;

3        Se a pessoa satisfizer a necessidade, o processo motivacional é eficaz;

4        A avaliação do desempenho pode desencadear uma recompensa;

5        Novo processo motivacional.

A motivação intrínseca reporta-se a comportamentos de trabalho que são efetuados com entusiasmo. O próprio trabalho provoca satisfação na pessoa que o desempenha, fazendo com que o indivíduo o execute com prazer, sentindo-se motivado intrinsecamente.

Um dos exemplos em que está presente a motivação intrínseca é o caso do empresário milionário que continua a trabalhar arduamente, ou então quando um aluno tem vontade de aprender. Uma das vantagens da motivação intrínseca é que a mesma tende a manter-se ao longo dos tempos e valoriza a competência, o êxito, o rendimento, a aprendizagem e a satisfação pessoal.

A motivação empresarial é um elemento essencial para o sucesso de uma organização. A Motivação pode ser definida como uma energia que nos leva a participar de desafios, realizando ações, seguranças e necessidades.

A falta dela causa desinteresse pelo o trabalho e dificulta a compreensão das tarefas. Não é possível compreender o comportamento das pessoas sem um mínimo conhecimento da motivação de seu comportamento. Assim, a motivação no trabalho influencia a disposição que o funcionário de uma empresa tende a cumprir tarefas. Quanto mais motivado, melhor o cumprimento das atividades.

A motivação tem sido alvo de muitas discussões. Sendo, na educação voltada para o processo de aprendizagem, no campo clinico para experiências e soluções, nas organizações, buscando obter maior rendimento profissional que forma o grau de corporação no ambiente.

Os fatores que facilitam o bom relacionamento organizacional são: cooperação, proteção, inovação, auto-aperfeiçoamento e atitudes favoráveis dentro da empresa.

De acordo com Vianna (1999, p.89), a motivação é uma variável que só pode ser vistas, ouvida ou tocada, somente sendo desenvolvida ou mudada através de comportamentos, ou seja, mudanças só sendo através de observações dos comportamentos.

A grande dificuldade encontrada quando se está estudando quaisquer aspectos do comportamento humano reside no tipo de dados com os quais se está trabalhando. Quando esses dados são objetivos, torna-se mais fácil observa-los de forma direta, quando as conclusões que se pretende chegar na observação indireta, dependem mesma coisa, mas muitas pessoas utilizam essas duas palavras como se fossem sinônimos, que tem determinado sérios problemas quanto a compreensão das características humanas.

Além dos fatores importantes de motivação como, clima organizacional agradável, reconhecimento, respeito e parceria entre os indivíduos, auto reconhecimento de seus trabalhos, em um ambiente de trabalho, cabe aos gestores a percepção para o planejamento de treinamentos, como uma forma de manutenção dos conhecimentos técnicos necessários para a função, para serem executadas de forma correta, proporcionando segurança em suas tomadas de decisões e atitudes em conjunto a missão da organização e sua imagem junto o mercado.

 

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Professor I Autor I Palestrante I Doutorando I Escritor

Autor do livro: Gestão e Liderança.

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