spot_img
0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

InícioMusculação e NataçãoNado Crawl – Fortalecimento da Pernada

Nado Crawl – Fortalecimento da Pernada

Se a função da pernada dos nados é levar o corpo para frente, qual ação muscular eu devo usar? Se eu tiver que ir para uma sala de musculação ou até mesmo em casa para fortalecer essa musculatura, qual é o melhor exercício? Se você quer saber o passo a passo sobre técnicas de nado, fortalecimento, saúde e exercícios, você esstá no lugar certo!  

Olá, seja muito bem-vindo, eu sou prof. Dr. Alexandre Ubilla, para que a gente possa começar aqui, não esquece de já curtir esse vídeo que é muito importante, se não é inscrito, já se inscreve e ativa o sininho para receber todas as informações que te ajudarão no dia a dia. Pois bem, a aula de hoje é sobre a pernada do ando crawl, só que a gora é a pernada ascendente!! Opa, peraí, como assim ascendente? Veja só, a pernada do nado crawl tem duas fases, uma delas é a descendente, que é um movimento para baixo, que é a mais propulsiva, ou seja, ela te leva com mais eficiência para frente. Já a outra ase é a fase ascendente, que é o inverso, é de baixo para cima, que é menos propulsiva. Alguns colegas dizem que a pernada é só para baixo, que é assim que você vai levar o teu corpo para frente, mas veja só, a fase ascendente também tem o fundamento de propulsão, bem melhor que para baixo, mas tem sim!! E se você que quer melhorar essa técnica e força de pernada, hoje eu vou te passar mais um exercício e quais as ações musculares você deve trabalhar, seja na sua casa ou até a sala de musculação.  

Antes de falar deste exercício, quero lembrar a vocês que já tem mais outros vídeos que eu tenho feito para vocês melhorarem as técnicas de nado ok…vou colocar aqui na tela alguns destes vídeos, passa lá e deixa a sua opinião, blz. 

Não esquece de curtir essa aula e já se inscreve aqui no canal hein!  

Veja bem, se você estiver na sala de musculação ou até mesmo na sua casa, você pode fazer esse exercício. A execução da pernada na fase ascendente nado crawl vai exigir principalmente da ação do chamado tríceps sural ou tricípete sural, que já foi camada de gastrocnêmio, gêmeo e panturrilha. Esse é um conjunto de músculos da região posterior da perna, que é justamente formado pelos músculos: Gastrocnêmio (cabeças medial e lateral) e mais o Sóleo. 

Para ficar mais fácil, nesse vídeo do grande professor e finalista pan-americano Diego Ferrigno, ele demonstra a fase de pernada na fase ascendente. Veja como o movimento de pernada se faz de maneira mais leve, mais tranquila, com a semiflexão de joelhos, e nada exagerado, e parece que ele só utiliza a região anterior para realizar essa ação de movimentos. Pois é, mas se estamos falando da fase de subida da pernada, vamos utilizar outros grupos musculares. E para treinar isso fora da piscina. Daqui já temos uma outra fera, o professor Diego Roseno, que vai demonstrar o exercício chamado “panturrilha livre unilateral”.  

Eu quero que você saiba que o intuito de mostrar essas atividades é melhorar a natação e fazer com que você saiba quis grupos musculares são importantes. Beleza, mas como se faz esse exercício, preta bem atenção em como fazer sem se machucar, sem pressa e com calma. 

Um exercício muito simples de fazer, a elevação de panturrilha pode ser realizada sentada, ou então num aparelho de musculação específica, se quiser até no leg press, num step ou até mesmo em um degrau. 

Importante dizer aqui que: por mais que v faça o exercício com base na ação muscular de membros inferiores, a postura e a contração da região do CORE são essenciais.  

Então vamos lá: Diante do aparelho que você escolheu, algumas regras são básicas: pés e joelhos apontados para a frente, deixe somente a ponta dos pés na plataforma do equipamento. Depois, como já tinha dito sobre a postura, mantenha as costas retas, contraia o abdômen e realize o movimento de dorso flexão e flexão plantar de forma lenta.  

Poxa professor, mas é muito fácil de fazer esse exercício. Pois é, mas para errar também, sabe porquê!!?? Alguns colocam pesos para fortalecer ainda mais essa musculatura. Não esestá errado, mas se for demasiado, você se machucar, por isso que o acompanhamento de um profissional de EF se faz sempre necessário!  Realiza demasiadamente curtos também não ajudam na execução desta ação, preta tenção no que ele faz, sempre com calma, há uma amplitude de movimento na ação. Olha só algo importante agora (presta atenção), que eu já disse aqui até em outras aulas: faça com calma, postura correta, que é essencial, faz tranquilo, numa boa, sem pressa, e você pode observar que o movimento que o prof. Diego faz é bem tranquilo, Esse é um dos exercícios que vão te ajudar na ação muscular para realização do movimento ascendente da perada do nado crawl.  Para ficar mais fácil, vou colocar os dois professores, Diego Ferrigno e Diego Roseno lado a lado e veja como as ações musculares se identificam no mesmo movimento! Comenta aqui embaixo quais são as suas dúvidas sobre fortalecimento na hora de nadar, ou dúvida naquele exercício na hora de fazer, ou até algo que você viu e achou interessante, te espero aqui nos comenestários.  E se você quiser me marcar lá no instagram (vou deixar aqui embaixo o perfil), me marca lá em algum exercício que você possa estar fazendo e eu dou uma olhada beleza, ou até que você tem dúvida. Pessoal, eu já falo que tem muito mais vindo por aí, e para não perder nada, se inscreve aqui no canal, se não esestá inscrito, ativa o sininho e principalmente curta esse vídeo se você gostou!! Só para lembrar, tem conteúdo lá no grupo do telegram e também no instagram. 

Forte abraço e Te espero na próxima aula.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMOS POSTS