spot_img
0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

InícioDaren RodriguesÔmega 3: a grande panaceia?

Ômega 3: a grande panaceia?

Vamos falar aqui de um tema que praticamente todas as avós já falaram com vocês: Dos benefícios do ômega-3. Nada no mundo é problema, que um óleo de peixe não resolva. Nos dizeres de vários sites da internet, o ômega-3 melhora, nada mais nada menos, que: Pressão, Diabetes, Memória, Pele, Coração, previne Alzheimer e melhora o rendimento muscular. 

Caramba! É basicamente um santo remédio, uma panaceia (Remédio capaz de curar quaisquer males). Claramente deveríamos tomar um copo de Ômega-3 de manhã, um no almoço, um à tarde, uma janta, e aquele para rematar a noite. 

Mas é claro, toda tese que vá ser tomada como uma verdade, tem que ser testada. Para isso, um estudo internacional com 13.000 pacientes fizeram o seguinte: para metade dos pacientes se deu ômega-3, na sua melhor forma pelos estudos anteriores, e para outra apenas óleo de milho. E a surpresa é que após 42 semanas de observação, ambos os grupos tiveram o mesmo risco de infarto ou derrame, porém com uma informação a mais, no grupo que tomou o ômega-3, teve um risco maior de desenvolver “Fibrilação atrial”, uma arritmia cardíaca. 

Então temos que tomar cuidado e entender que, quando alguém encontrou um benefício de uma determinada substância que ela já se tornou panaceia. Temos que ficar alertas, quando ouvimos promessas de que uma substância é quase Milagrosa, ou cura tudo, temos que testar a tese.  

Inclusive testaram em outro estudo europeu, com 2.200 pessoas saudáveis, e outro norueguês, com 1.000 pacientes com mais de 75 anos, que mostraram que fazer o uso da Ômega-3 faz pouca diferença sim no risco de ter derrame e infarto, quem toma omega-3 tem menos infarto e derrame, porém  aumenta o risco de arritmia. 

Então é claro que não vamos dizer que o ômega 3 não ajuda em nada, de fato ele pode reduzir um pouco o risco de infarto e derrame sim. Porém como tudo na vida há um risco de desenvolver arritimia. Mas então o que nossos avós nos falavam é tudo besteira? Claro que não! Eles nos falavam que fazer exercício, comer bastante salada,  frutas e legumes, faz bem, não é mesmo? 

Então ficamos assim, não conseguimos achar no Ômega-3 uma panaceia. Mas ainda podemos olhar para o conselho dos mais experientes com gratidão, pois frutas e legumes ainda são uma melhor solução, para prevenir diversas doenças, inclusive para evitar o infarto e o derrame. 

Mantenha-se ativo e comendo bem, e até a próxima!! 

Daren Rodrigues – Médico de Família e Comunidade (CRM/SP: 192.604)

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMOS POSTS