spot_img
0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

InícioArthur SiqueiraQuando a Ética e a Moral se encontram neste adorável Mundo Novo

Quando a Ética e a Moral se encontram neste adorável Mundo Novo

Queridos Internautas e Leitores, tudo bem?

É com imensa alegria que retorno ao Site do meu Grande Amigo Prof. Dr. Alexandre Ubilla, para dividir com vocês um questionamento feito por alguns alunos na Universidade, quando o assunto era: “A importância de ser ético e ter moral dentro da profissão escolhida para exercer”. 

Bom, confesso que em determinado momento, a minha primeira leitura sobre o tema foi dizer que uma não existe sem a outra, pois já que o homem vive em sociedade, convive com outros homens e, portanto, cabe-lhe pensar e responder a seguinte pergunta:

“Como devo agir perante os outros?”  Trata-se de uma pergunta fácil de ser formulada, mas difícil de ser respondida. Pois, esta é questão central da Ética e da Moral.

A Ética nos apresenta resultados de estudos da conduta humana, positiva ou negativa, suas respectivas consequências para o bem ou para o mal e seus efeitos a curto ou longo prazo. 

Segundo Vasquez (1885) Ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos seres humanos na sociedade. A ética estuda, analisa, reflete sobre o comportamento humano, considerando em sua totalidade, diversidade e variedade.

Nicola Abbagnano em seu Dicionário de Filosofia, define ética como “ a ciência da conduta”; “como ciência do fim a que a conduta dos homens se deve dirigir e dos meios para atingir tal fim”; e como a ciência “que visa dirigir ou disciplinar as mobilidades (móvel) da conduta humana”.

Baseados nos autores e suas definições, podemos entender que Ética é a filosofia da ação; só posso falar se uma pessoa é ética a partir da conduta que ela demonstra no dia a dia. O valor da Ética está naquilo que explica, e não no que recomenda ou prescreve.

Agora, se a palavra Ética vem do grego ethos, que inicialmente, significava local de uma moradia ou habitação, podendo ser traduzido por casa, chão. Mais tarde , passou a designar costumes ou caráter, explicitando a forma de vida, a atitude, o jeito de ser de determinada pessoa perante a sociedade. 

Para mim, particularmente me remete aos sábios conselhos do meu querido e saudoso Pai, que me dizia… Meu filho,” educação e caráter não tem meio termo, ou você tem ou não tem”. Ter caráter é ser firme e coerente nas atitudes, com domínio sobre si. Ter caráter , ter Ética é um aprendizado, por vezes longo, uma disciplina do espírito que depende do esforço individual e dos meios culturais de que dispomos.

Quanto a Moral, ela vem do latim mores (costumes) e designa as regras obtidas por hábito, o comportamento e o modo de ser (agir). Aceita por todos, mas nem sempre vivida pelos indivíduos. Aqui, encontramos um amplo espaço para todo tipo de hipocrisia e moralismo: “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”.

Para finalizarmos e talvez, chegarmos a uma conclusão, podemos dizer, então: que Ética é teoria, ciência e reflexão. Moral é prática, atitude e comportamento. E aí, vamos refletir e praticar?

Muito Obrigado,

Prof. Ms. Arthur Siqueira

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMOS POSTS